Título: O Jogo da Imitação

Direção: Morten Tyldum; Roteiro: Graham Moore (baseado no livro "Alan Turing: the enigma", de Andrew Hodges);

Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Allen Leech, Matthew Beard, Mark Strong, Charles Dance, Rory Kinnear

Ano de Produção: 2014; Duração: 114 minutos; País: Estados Unidos, Reino Unido; Gênero: Drama

 His machine was never perfected, though it generated a whole field of research into what became known as “Turing Machines”. Today we call them “computers”.


 O filme indicado a nada menos do que oito estatuetas do Oscar, é de longe um dos que mais mereceu fazer parte desta seleta lista de concorrentes a cobiçada estatueta de melhor filme segundo a Academia, além desta indicação tiveram mais sete, Melhor Ator: Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante: Keira Knightley, Direção de Arte, Melhor Diretor: Mortem Tyldum, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora e a de Melhor Roteiro Adaptado: Graham Moore, da qual foi o grande vencedor.

O longa traz uma história real sobre a vida de Alan Turing (Benedict Cumberbatch - Sherlock), um grande matemático, lógico, criptoanalista e o homem considerado o pai da ciência da computação.

Após o Reino Unido declarar guerra oficialmente em 1939, Turing vai trabalhar em uma operação secreta do governo, chefiada pelo Comandante Alaistar Danniston (Charles Dance), onde entra para a equipe designada a quebrar o código de criptografia, considerado impossível de ser quebrado, que era utilizado pela marinha alemã, gerado pela máquina Enigma, liderados por Hugh Alexander (Matthew Goode - The Good Wife)

Numa corrida contra o tempo, a equipe deveria tentar decifrar o código da Enigma todos os dias, entre às 6 da manhã, quando chegava a primeira mensagem da marinha alemã e às 00, quando todas as configurações da Enigma eram mudadas e todo o trabalho do dia era perdido e eles deveriam começar novamente do zero.

Turing não era a melhor pessoa para se trabalhar junto, com seu jeito arrogante e mandão, ele acaba se isolando da equipe e enquanto os outros tentam decriptografar o código na ponta do lápis, ele começa a desenvolver uma máquina que acreditava que poderia decriptografar qualquer mensagem em qualquer das milhões de configurações possíveis da Enigma, o que faz com que o time fique extremamente irritado com ele. Quando ele pede a Hugh o investimento necessário para a construção de sua máquina e o mesmo o nega, e em seguida o Comandante também o faz, Turing recorre ao então primeiro ministro Winston Churchill, que não só lhe concede o dinheiro necessário como também lhe coloca no comando da operação no lugar de Hugh. A primeira decisão de Alan quandop assume a operação é demitir dois dos analistas do time, os quais achava que não eram competentes, e então para convocar outros dois ele publica um difícil jogo de palavras cruzadas no jornal, e quem conseguisse resolver seria convocado para a segunda parte do teste que consistia em resolver outro difícil problema em apenas 6 minutos. Joan Clarke (Keira Knightley - Piratas do Caribe) é a única mulher a passar da primeira fase e também a mais rápida a resolver a segunda (cinco minutos e trinta e quatro segundos, segundo o próprio Turing).

Passando por todos os fatos históricos para evitar spoilers sobre o enredo, Turing e sua equipe conseguem finalmente quebrar o código da Enigma, e graças a isso estima-se que cerca de 14 milhões de vidas foram poupadas e que a guerra foi encurtada em cerca de dois anos. 

O filme se dá em três momentos da vida de Alan, sua juventude, seu trabalho durante a guerra e o pós guerra até o seu suicídio em 1954, porém todos os períodos são bem demarcados, de forma a não confundir quem está assistindo.

Retratando de uma forma concisa e bem elaborada a história desse grande gênio e herói de guerra, o filme conta com atuações impecáveis e uma maravilhosa produção. Benedict Cumberbatch faz um show a parte ao interpretar de forma maravilhosa toda a personalidade difícil de seu personagem, trazendo para a tela de uma forma exemplar a forma como Turing era e sua personalidade arrogante, Keira Knightley também não ficou atrás, teve uma ótima atuação em todo o filme e chegou a me emocionar em sua última cena, assim como todo o elenco que trouxe a história a vida de uma forma impecável, fazendo jus a todas as indicações que tiveram ao Oscar e Globo de Ouro.

Apesar de o filme ser de um gênero que não se encontra entre meus favoritos, ele me surpreendeu de uma forma sensacional, muito diferente do que eu esperava, ele retrata toda uma operação secreta que foi mantida em segredo por mais de 70 anos e teve todos os seus registros apagados após o fim da guerra, e mostra como o governo britânico tratou uma das maiores mentes do século XX apenas por conta de uma opção de vida, que era considerada crime na época, e o fez passar por um tratamento abusivo e que acabou causando o seu suicídio e que apenas após inúmeros pedidos, vindos das mais diversas partes do mundo, de cientistas, e até mesmo de grandes políticos britânicos, em 2013 a Rainha Elizabeth II concedeu o tão esperado perdão póstumo à Alan Turing.

“Sometimes it is the people who no one imagines anything
of who do the things that no one can imagine.”


Nota do Filme


Deixe um comentário